quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

historia da geografia G.D

Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenómenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas. A Geografia estuda a superfície terrestre. A origem etimológica do termo é derivada dos radicais gregos geo = "Terra" + graphein = "escrever". Descreve as paisagens que resultaram da relação entre o homem e a natureza. Desde a mais alta antiguidade o homem se preocupava com o conhecimento do espaço em que vivia. Às vezes esse conhecimento era uma resposta desejada pela curiosidade. Outras vezes tais conhecimentos tinham objetivos econômicos ou políticos. O modo como é tratado sistematicamente o conhecimento da Terra é o objetivo específico da Geografia. A Geografia é uma disciplina que nasceu na própria origem humana. Mas só se tornou uma ciência somente depois que a civilização grega floresceu.
A superfície terrestre é composta basicamente da atmosfera, da litosfera, da hidrosfera e da biosfera. É o habitat, ou meio ambiente. Nela vivem os seres humanos, os animais e as plantas.
A área da superfície da Terra é habitável. Ela apresenta diversas características. Uma das principais é a complexidade interativa dos elementosfísicosbiológicos e humanos. Dentre esses elementos podemos citar o relevo, o clima, a água, o solo, a vegetação, a agricultura e aurbanização.nota  Outra característica é como o ambiente varia muito de um lugar para outro, conforme os lados antagônicos: de um lado ostrópicos e, por outro as regiões polares frias, os desertos áridos ao contrário das florestas equatoriais úmidas, as vastas planícies rebaixadas em contraposição às montanhas íngremes e as superfícies geladas e despovoadas em oposição às grandes metrópoles que ultrapassam os milhões de habitantes. Outra característica ainda é a regularidade de determinados fenômenos já registrados. Trata-se dos climáticos. A regularidade dos fenômenos climáticos permite que se generalize sua distribuição no espaço geográfico. Os exemplos mais verdadeiros são as medidas térmicas e pluviométricas. As medidas térmicas e pluviométricas são os principais elementos climáticos para a agropecuária e outras atividades feitas pelo homem.
A geografia tem quatro preocupações particulares. Primeiro, a localização de seu objeto. Segundo, as inter-relações com os fenômenos (especialmente a relação entre a humanidade e o território, igualmente à ecologia). Terceiro, a regionalização. E, quarto, as áreas correlatas.Procura saber sobre os lugares onde há civilização, sua distribuição acima da superfície da Terra e os fatores de ambienteculturaeconomia e relativos à recursos da natureza. Esses fatores têm influência nessa distribuição. Trata-se de uma tentativa de respostas a perguntas sobre a possibilidade de reconhecimento populacional de uma região, modus vivendi e cultura e sobre os movimentos e relações ocorridas nos lugaresdiferenciados. Foi sistematizada como disciplina acadêmica em atribuição aos pesquisadores Alexander von Humboldt e Carl Ritter, que viveram no Século XIX

O conceito de geografia

A geografia é uma ciência que estuda a relação que a Terra tem com os seus habitantes. O desejo dos geógrafos é o conhecimento do lugar onde vivem os homens, as plantas e os animais, a localização dos rios, dos lagos, das montanhas e das cidades. Estudam o que motiva o encontro e a localização desses elementos e suas inter-relações. A origem etimológica da palavra "geografia" é derivada do grego geographía (γεογραπηία), cujo significado é descrição da Terra.
A grande dependência da geografia pertence à outras áreas do conhecimento para a obtenção de informações básicas, em especial em algumas subdivisões da ciência. São utilizados pela geografia os dados da química, da geologia, da matemática, da história, da física, da astronomia, da antropologia e da biologia e principalmente da Ecologia, pois tanto a Ecologia como a Geografia são estudos que se inter-relacionam, justamente porque sua preocupação são as análises biológicas, de fatores geológicos e dos ciclos biogeoquímicos dos Ecossistemas, isto é, dos seres vivos (inclusive os povos) que se relacionam com o seu meio ambiente.
São utilizadas pelos geógrafos numerosas técnicas, como viagensleituras e estudo estatístico. Os mapas são o instrumento e meio de expressão mais importante do profissional da geografia. Além do estudo de mapas, esses desenhos são atualizados pelos geógrafos porque eles mesmos são pesquisadores especializados, garantindo ainda mais o nosso conhecimento geográfico.
Como o conhecimento da geografia tem fundamental importância no cotidiano das pessoas, começa-se a aprender geografia no jardim de infância ou no ensino fundamental e chegando até auniversidade. O estudo da geografia tem como objetivo básico o desenvolver o fato de saber para onde vai dirigir um meio de transporte, de ser capaz de ler mapas, de compreender as relações espaciais e de conhecer o tempo, o clima e os recursos naturais.
homem sempre teve necessidade e utilização própria do conhecimento geográfico. A necessidade dos povos pré-históricos era o encontro de cavernas para habitação e reservas regulares deágua. Também era necessidade dos povos primitivos a habitação nas proximidades do lugar da caça. Tinham capacidade de localização dos rastros deixados pelos animais e as trilhas por onde os inimigos andavam. A utilização feita pelos povos primitivos eram do carvão ou da argila colorida para o desenho dos mapas primitivos de sua região nas paredes das cavernas ou nas secura das peles dos animais.
Com o passar do tempo, o aprendizado do homem era a prática da agricultura e a domesticação dos animais. Era forçada por essas atividades a atenção prestada ao clima e à localização dospastos. Mas o fato de estender o seu conhecimento era restrito à possibilidade da distância a ser percorrida num só dia.
Nos dias de hoje, nós não podemos ter a satisfação com um conhecimento geográfico que se restringe à área de adjacência das nossas casas. Atualmente, nem mesmo é o bastante as pessoas terem conhecimento das proximidade das terras e dos mares, como era comum acontecer durante o Império Romano.                                 
                                                                         
                                        Geografia      

                                                                    mapa do brasil.
                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário